Quais são as cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil?
- Dr. Leandro Tomita
- 1 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Que a brasileira e o brasileiro gostam de uma cirurgia plástica não é novidade. Mas a realização de procedimentos no país cresce a cada ano. É o que revela um estudo realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS). A pesquisa mostra um aumento de 5% nas cirurgias plásticas realizadas no Brasil.
No ranking mundial de cirurgias plásticas, o Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos. E está à frente de países como Japão, México, Itália, Alemanha, Colômbia e Tailândia. Juntos, os EUA, Brasil, Japão, México e Itália são responsáveis por 38,4% dos procedimentos estéticos em todo o mundo.
Abaixo alguns destaques sobre os números de cirurgias plásticas:
O rejuvenescimento vaginal (incluindo a labioplastia) demonstrou o maior crescimento no número de procedimentos, Houve aumento de 23%, seguido por abdominoplastia, com 22%, gluteoplastia, que cresceu 17%, e rinoplastia, que subiu 11%.
O implante de mamas continua sendo o procedimento estético mais popular. Foram 1.677.320 procedimentos, seguido por lipoaspiração, que registrou 1.572.680 procedimentos, e blefaroplastia, com 1.346.886 intervenções.
Os procedimentos não-cirúrgicos mais populares continuam sendo os injetáveis, com a toxina botulínica figurando em primeiro, com 5.033.693 intervenções.
As mulheres continuam impulsionando a demanda por procedimentos estéticos. Elas são responsáveis por 86,4%, ou 20.207.190, dos procedimentos em todo o mundo.
As cinco intervenções mais populares entre as mulheres são o implante de mamas (prótese de silicone), lipoaspiração, blefaroplastia, abdominoplastia e mastopexia.
Mas quais são as cirurgias plásticas mais procuradas? Confira abaixo o ranking:
Aumento de mama (15,6%): aumenta o volume das mamas por meio do implante de próteses de silicone. É uma das cirurgias plásticas mais procuradas no país. As inovações das próteses também ajudaram no aumento das cirurgias. Hoje, há várias formas de implantação (pode ser feita por uma incisão no sulco abaixo das mamas, pela junção entre a aréola e a pele da mama ou pela axila) e de material (implante de gel de silicone coesivo, prótese com superfície texturizada ou a de poliuretano).
Lipoaspiração (14,6%): remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura localizada, melhorando o contorno corporal e suas proporções. Consiste na aspiração de gordura através de cânulas, retirando, normalmente, até 5% do peso corporal. A indicação da lipoaspiração é para pessoas que não conseguem se livrar daquelas gorduras localizadas.
Cirurgia das Pálpebras/Blefaroplastia (12,5%): indicado para pessoas que possuem queixas em relação à flacidez de pele ou excesso de bolsas de gordura na região ao redor dos olhos. São realizados cortes em áreas pouco aparentes das pálpebras, retirado o excesso de pele e, caso haja necessidade, realizada a abordagem sobre as bolsas de gordura, também pode ser associada a enxertia de gordura (lipoenxertia), em casos onde a mesma tenha indicação tanto para restaurar o volume, quanto para melhorar a qualidade dos tecidos da face .Rinoplastia (8,1%): pode ser realizada por motivos estéticos, funcionais ou pelos dois motivos. Ao realizar a rinoplastia, o cirurgião deve sempre objetivar a manutenção da função nasal associada à melhoria dos aspectos estéticos. Dos problemas respiratórios, os mais comuns são desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais. Quando realizada a cirurgia, há aumento do fluxo de ar pelas narinas e, consequentemente, melhora do padrão respiratório do nariz.
Abdominoplastia (7,5%): melhora o aspecto da região da barriga, remodelando o contorno e diminuindo a flacidez abdominal. A plástica remove a gordura e o excesso de pele localizados na parte inferior do abdome; e as estrias entre o umbigo e a região pubiana. O procedimento também altera a musculatura abdominal, re-aproximando os músculos afastados devido à gestação ou fraqueza dos tecidos.Lipoenxertia facial (5,6%): é o uso de gordura do próprio paciente para o enxerto na face que dará volume e melhoria na aparência e qualidade dos tecidos. Esta gordura é extraída através de uma pequena lipoaspiração.Redução de Mama/Mamoplastia redutora (4,5%): remove o excesso de gordura, tecido glandular e pele para atingir um tamanho de mama proporcional ao corpo do paciente. Também é possível reduzir o tamanho da aréola se esta for excessivamente grande.
Facelift (4,3%): o objetivo é suavizar os sinais do envelhecimento facial, retirando a pele flácida e reposicionando os tecidos mais profundos. Isso possibilita a diminuição de vincos, sulcos e rugas, remodelando áreas específicas do rosto.
Aumento de nádegas/Gluteoplastia (3,1%): remodela ou aumenta a região das nádegas por meio de injeção de gordura ou inclusão de próteses de silicone.
Elevação do Seio/Mastopexia (1%): corrige a queda das mamas, podendo envolver o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário. Indicada para as mulheres que possuem flacidez nas mamas, a cirurgia consiste basicamente na retirada do excesso de pele e recolocação dos mamilos. Isso faz com que os seios fiquem mais firmes e simétricos. Em alguns casos pode ser necessária a utilização de próteses de silicone.
Ficou com dúvida? Quer realizar cirurgia plástica em Florianópolis?
O Doutor Leandro Tomita (CRM 12154 RQE 16316), cirurgião plástico em Florianópolis, pode ajudar você!