Quais as diferenças entre abdominoplastia e lipoaspiração?
- Dr. Leandro Tomita
- 11 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Essa dúvida é muito comum no consultório, mas há várias diferenças entre a lipoaspiração e a abdominoplastia. Apesar das diferenças, apenas um cirurgião plástico pode indicar com precisão qual é o melhor procedimento para cada caso. Afinal, cada corpo é único e tudo depende da expectativa da paciente quanto ao resultado desejado. Mas nós vamos trazer algumas informações para você conhecer um pouco mais sobre os procedimentos.
Lipoaspiração
De acordo com o Doutor Leandro Tomita (CRM 12154 RQE 16316), cirurgião plástico da Clínica Harmoniza, a lipoaspiração é uma cirurgia menos invasiva que tem como objetivo retirar o excesso de gordura. Pode ser feita em diversas regiões do corpo como coxas, braços, barriga, entre outros.
Por mais que se trate de uma cirurgia para eliminar gordura, vale ressaltar que não é um procedimento para o tratamento da obesidade. Mas sim indicado para quem está mais próximo do peso ideal e busca a melhora da harmonia do corpo.
As cicatrizes deixadas por esse procedimento são furinhos de até 4mm por onde a cânula passa para “sugar” a gordura. É indicada para pessoas que não tenham flacidez e estejam com o peso próximo ao ideal. É uma ótima opção para aquela gordurinha que não vai embora por mais que você faça dieta e malhe.
O procedimento pode levar entre duas e cinco horas, dependendo do volume de gordura. Depois da aspiração, as incisões são suturadas. O tempo de recuperação total é de até 60 dias, seguindo uma dieta hipocalórica, utilizando cintas cirúrgicas para modelar o corpo, drenagem linfática e outras recomendações do cirurgião.
Abdominoplastia
Já a abdominoplastia é feita para retirar o excesso de pele, comum em pessoas que fizeram bariátrica ou mulheres que tiveram bebê e ficaram com flacidez. Nesse procedimento, quanto maior o excesso de pele, maior a cicatriz. O formato e o comprimento da cicatriz dependem de vários fatores. Os mais importantes são o tipo de abdominoplastia realizada e a quantidade de pele em excesso. É uma cirurgia de grande porte, que requer cuidados maiores no pós-cirúrgico.
Na cirurgia de abdominoplastia é feito um descolamento da pele, tecido subcutâneo e gordura da parede abdominal. Esta cirurgia pode ser feita sob sedação e anestesia e o seu resultado final é um contorno corporal mais firme, tonificado e mais elegante. Existem vários graus de abdominoplastia que será determinado de acordo com o objetivo pretendido e após a avaliação das alterações encontradas no abdômen.
Então quais são as diferenças entre elas?
A lipo é uma cirurgia que retira só a gordura de algumas regiões do corpo, através de pequenas cânulas, em pacientes sem flacidez de pele e muscular. O objetivo é tratar a gordura localizada e dar forma. Não é uma técnica de emagrecimento e não trata a flacidez.
A abdominoplastia tem como objetivo retirar o excesso de pele, porém também retira gordura, além de redefinir a cinta muscular melhorando o contorno corporal. Pacientes com flacidez de pele e/ou muscular do abdômen são as candidatas ideais ao procedimento.
É possível aliar os dois procedimentos?
É possível sim! A chamada lipoabdominoplastia deve ser indicada pelo cirurgião plástico, dependendo da indicação e da necessidade de cada paciente. A principal indicação para a associação de procedimentos é para quem possui tanto excesso de gordura na região quanto flacidez de pele. Nestes casos é possível juntar os dois procedimentos, retirando o excesso de gordura e pele em apenas uma cirurgia. A grande vantagem dessa associação de procedimentos é, sem dúvidas, o resultado mais harmônico.
Abdominoplastia em Florianópolis? Lipoaspiração em Florianópolis?
O Doutor Leandro Tomita (CRM 12154 RQE 16316), cirurgião plástico em Florianópolis, pode ajudar você!