Abdominoplastia ou lipoaspiração: qual escolher?
- Dr. Leandro Tomita
- 11 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de set. de 2023
Você conhece as diferenças entre abdominoplastia e lipoaspiração? Se você quer se livrar daquelas “gordurinhas” na região do abdômen é melhor entender antes as diferenças entre estes dois procedimentos estéticos. O Doutor Leandro Tomita, cirurgião plástico em Florianópolis, vai explicar neste artigo as principais diferenças entre a abdominoplastia e lipoaspiração. As duas têm como finalidade acabar com o excesso de gordura e melhorar o contorno corporal, mas possuem algumas diferenças cruciais. Sabendo das peculiaridades de cada procedimento, você estará mais segura para escolher qual vai realizar. Mas não se esqueça: sempre consulte um cirurgião plástico.
As principais diferenças e objetivos
A lipoaspiração visa eliminar tecido adiposo (gordura) localizado em determinada região. Essa gordura dificilmente é eliminada com a dieta e com o exercício. Importante ressaltar que a lipo não é um método de emagrecimento. Por isso, pessoas com áreas de gordura localizada são os melhores candidatos a este procedimento, pois seu objetivo é melhorar o contorno do corpo.
Já a abdominoplastia tem como objetivo retirar o excesso de pele e tecido adiposo de um abdômen flácido. Principalmente de pessoas que sofreram um emagrecimento abrupto e em que a pele permaneceu flácida e em excesso. Também não é um método de emagrecimento. O procedimento tem apenas o objetivo de remodelar a região abdominal, sendo eficaz para pessoas que estão em boa forma, mas que têm aquela barriguinha saliente.
Como é feita a abdominoplastia?
A cirurgia é feita através de uma incisão na parte inferior do abdômen, que geralmente acompanha a marca da roupa intima. É feito um descolamento da pele, tecido subcutâneo. Quando necessário é realizada a aproximação dos músculos da parede abdominal. Realiza-se a abertura e fixação do umbigo, retira-se o excesso de pele e depois realiza-se o fechamento com suturas e uso de cola cirúrgica.
Em muitos casos de abdominoplastia a lipoaspiração é associada para um melhor resultado final.
Esta cirurgia pode ser efetuada sob sedação e anestesia locorregional (epidural). Porém, preferencialmente é realizada sob anestesia geral em hospitais.
No lugar de um abdômen flácido, tem-se um abdômen sem excesso de tecidos, mais firme e apresentando um contorno mais harmônico, ficando mais firme, elegante e jovem.
Nos primeiros dias, o paciente geralmente usa um dreno para eliminar o excesso de líquidos. O repouso é recomendado nas duas primeiras semanas. Por dois meses, é recomendado o uso de malhas de compressão, que ajudam a modelar o corpo. Portanto, o inchaço só é completamente eliminado após o sexto mês.
Como é feita a lipoaspiração?
Primeiro realiza-se a infiltração das áreas a serem aspiradas com uma solução com soro fisiológico, adrenalina e anestésicos.
O médico introduz cânulas na pele que chegam ao tecido adiposo, de onde aspiram, através de um sistema de vácuo, a gordura localizada. O procedimento é relativamente simples, sem grandes complicações associadas, podendo ser usado tanto em homens quanto mulheres de quase todas as faixas etárias e a qualquer região do corpo. A cirurgia é pouco invasiva. Apesar de poder produzir dores, edema e equimoses no pós-operatório, geralmente realizada sob anestesia geral, tendo alta para o domicílio no dia seguinte ao procedimento.
O resultado final é um contorno corporal mais harmônico e mais elegante. No entanto, dependendo do tipo de pele e as regiões trabalhadas, após se eliminar o excesso de volume de determinada região pode permanecer alguma pele flácida e em excesso que não tem elasticidade suficiente para se adaptar aos novos contornos. Os melhores resultados ocorrem em pessoas jovens, com pele elástica e hidratada, sem estrias ou outras marcas de envelhecimento da pele.
O pós-operatório também requer repouso total de uma ou duas semanas (dependendo da dimensão da lipo). Após um mês é possível voltar às atividades gradualmente fazendo uso de malha de compressão. O resultado final pode ser visto em seis meses, quando o inchaço acaba. As cicatrizes geralmente são pequenas e ficam quase imperceptíveis com o passar do tempo.
É possível fazer os dois procedimentos ao mesmo tempo?
Sim, é possível. É a lipoabdominoplastia. Primeiramente, é realizada a lipoaspiração, para a retirada da gordura dos lados (flancos) e do abdômen. Na mesma cirurgia, faz-se a abdominoplastia, com retirada da pele em excesso e correção da cinta muscular.
Portanto, a grande vantagem dessa associação de procedimentos é, sem dúvidas, o resultado mais harmônico. Já que a lipoaspiração é ideal para retirar excesso de gordura localizada e a abdominoplastia tem como objetivo remover a pele flácida da região do abdômen.
Abdominoplastia em Florianópolis? Lipoaspiração em Florianópolis?
O Doutor Leandro Tomita (CRM 12154 RQE 16316), cirurgião plástico em Florianópolis, pode ajudar você!